Didática diferenciada

O objetivo do método de ensino,que o diferencia dos métodos tradicionais, é o desenvolvimento de autoconhecimento a partir de três bases:

  • Físico – aprendizado dos movimentos com consciência de eixo e equilíbrio.
  • Mental – que cria a forma do movimento a partir da visão.
  • Emocional– ativado com a música e os sentimentos evocados por cada ritmo em suas particularidades.

DEZ PASSOS DO APRENDIZADO DA DANÇA CONSCIÊNCIA

MOTOR E EQUILIBRIO
  1. Curiosidade pela dança
  2. Visualização do movimento – Percepção corporal
  3. Passagem de peso – Importância do equilíbrio e Controle dos movimentos
  4. Contagem dos tempos: começo, meio e fim do movimento – Consciência do movimento
  5. Automatização dos movimentos – Repetição e memória corporal

SISTEMA LÍMBICO – EMOCIONAL
  1. Escuta da música, identificação do ritmo – Preferências e resgate emocional através da música
  2. Correções técnicas e Ajustes finos – Postura e Equilíbrio – A ética do dançar
  3. Condução – Desenvolvimento da liderança, da aceitação e da interação – Potencialização da energia do dançar
  4. Vivenciar a música – Entrega ao ritmo, distinção de tempos e contratempos
  5. Deixar a música conduzir – Com o domínio do conhecimento dos passos, a técnica deixa de ser o objetivo do movimento e é a música que define o que fazer

PROCESSO

APRENDER A DANÇAR É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE PRESSUPÕE A UTILIZAÇÃO DE TODOS DOS SENTIDOS:

O ALUNO INICIA O PROCESSO UTILIZANDO A VISÃO COM UMA ATENÇÃO CUIDADOSA COM RELAÇÃO ÀS INSTRUÇÕES QUE ESTÃO SENDO FORNECIDAS (AUDIÇÃO)

VENDO E OUVINDO, O ALUNO COMEÇA A FAZER OS PASSOS, ENTÃO A MÚSICA É INTRODUZIDA E AGORA ALÉM DA AUDIÇÃO I VISÃO, O TATO E O EQUILIBRIO SÃO IMPORTANTES, ESTE É O MOMENTO DO INÍCIO DA CONSCIÊNCIA DO MOVIMENTO.

NA ETAPA SEGUINTE, OS MOVIMENTOS SÃO REPETIDOS, CADA VEZ COM UMA MELHOR PERCEPÇÃO E VAI SER CRIADA UMA MEMÓRIA DO MOVIMENTO. O APRIMORAMENTO É SEMPRE IMPORTANTE E É O MOMENTO DAS CORREÇÕES TÉCNICAS, DOS AJUSTES DA CONDUÇÃO.

CUMPRINDO ESTAS FASES É NATURAL VIVENCIAR A MÚSICA, OS RITMOS, OS TEMPOS MUSICAIS E AS NUANCES E CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTILO DE DANÇA DE SALÃO


COMO RESULTADO A DANÇA PROPORCIONA A LIBERAÇÃO DE BLOQUEIOS NA CIRCULAÇÃO ENERGÉTICA NOS ASPECTOS FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL.